sexta-feira, 16 de setembro de 2016

"Vida longa e prospera" -Curiosidades Trek!!



     Olá internautas distintos...
Lembram que no post de Trolls eu tinha dito que faria uma postagem sobre Star Trek?? Enfim,chegou o dia e peço desculpas pela demora; Ademais,caros leitores..vamos ao assunto em pauta. Clique em leia mais para ver a matéria na integra..
 Para nós amantes de conhecimento..e analises,vamos entrar afundo nesse assunto.. Judeus e Spok.. o que tem em comum??


Tribo Judaica,notem na bença,que em Star Trek vira saudação..

     Vamos começar por Surak;que pregava a lógica e o uso da mesma para guiar a vida, reprimindo totalmente as emoções. Sem isto, os vulcanos perdem o controle de sí mesmos e se transformam em bárbaros novamente. Os vulcanos valorizam muito à família apesar de não demonstrar amor/afeto.A lógica vulcana é mantida por um ritual de meditação feito todos os dias, a não ser que o vulcano tenha a síndrome de Bendii (pronuncia-se Bendai), uma doença que atinge vulcanos com mais de 200 anos de cura ainda desconhecida.
     Bem,agora refrescada a memoria sobre a filosofia Vulcana, como isso se relaciona com paz e vida prospera,e simbologia que Spok e os vulcanos em geral usam ??
     Nos anos 60, no auge do movimento hippie, muita gente relacionou o sinal em forma de V e as palavras "Vida longa e próspera" com o sinal hippie em V com as palavras "Paz e amor". Mas, nesse mesmo dia, em alguns lares judeus americanos, algo chamou muita atenção. Aquele sinal era muito familiar. Era um sinal feito em serviços religiosos judaicos. Esse era o sinal dos Cohanim.
    Okay,vão apertando os cintos,pois vamos entrar em dobra...
     Os Cohanim ão descendentes genealógicos dos sacerdotes judeus que serviam no Templo de Jerusalém. Judeus modernos não possuem sacerdotes conduzindo os serviços religiosos como nos tempos antigos, nem mais sacrifícios de animais. O sistema sacrificial terminou com a destruição do Templo pelos romanos no ano 70. D.C. 
   Na minha pesquisa encontrei a Benção,o que nós meros espectadores nem imaginavam que havia uma influencia...bem vamos a benção:
                                                                     
                                                                        Em hebraico:
יְבָרֶכְךָ יהוה, וְיִשְׁמְרֶךָ
יָאֵר יהוה פָּנָיו אֵלֶיךָ, וִיחֻנֶּךָּ
יִשָּׂא יהוה פָּנָיו אֵלֶיךָ, וְיָשֵׂם לְךָ שָׁלוֹם

Transliterado:
Yevarechecha Adonai veyishmerecha
 Ya'er Adonai panav eleicha vichunecha
Yissa Adonai panav eleicha veyasem lecha shalom

Português
Que o Senhor te abençoe e te guarde.
Que  o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti.
Que  o Senhor Eterno sobre ti levante o rosto e te dê a paz. 

Para os amantes de conhecimento que nunca é demais:
   Na verdade, a bênção é feita com ambos os braços estendidos horizontalmente para frente, na altura dos ombros, com as mãos se tocando, para formar a letra hebraica ש (shim). Isso significa a palavra hebraica שדי (Shadai) escritas com a letra (Shim, Dalet e Yud) que significa "Todo Poderoso [Deus]" e também é o acrônimo de (ש)Shomer (ד)Daltot (י)Yisrael (Guardião das Portas de Israel). Nimoy modificou este gesto em uma das mãos em posição vertical, tornando-se mais como uma saudação. Então, tecnicamente, a saudação vulcana não é a mesma coisa que a bênção judaica cerimonial. Ainda assim, a semelhança é perto o suficiente para evocar o reconhecimento imediato entre os judeus conhecedores. Imaginem a surpresa  de vários espectadores judeus que assistiram o episódio inédito!
Fachada de um templo Judaico..
Além da própria saudação, o uso cerimonial de "Vida longa e próspera", e sua resposta menos conhecida, "Paz e vida longa", também mostram uma forte influência judaica. O formato é semelhante a uma tradicional saudação em hebraico: שלום עליכם "Shalom Aleichem" (a paz esteja com você)  e a resposta, "Aleichem Shalom" (a paz esteja sobre vós.) Os muçulmanos têm uma saudação semelhante em árabe que é "Salaam Aleikum" e a resposta "Aleikun Salaam". Mais uma vez, podemos ver um forte paralelo entre a cultura vulcano e as culturas do Oriente Médio.

Agora ..como chegou nas Gravações de Star treck?? 
    Bem, vamos com fragmento de uma entrevista a Nimoy,sobre o gesto tão distinto dos vulcanos:

A população era em sua maioria imigrantes. Talvez 70% italiano e 25% dos judeus. Minha família participava de serviços em uma sinagoga judaica ortodoxa. [...] Nós estávamos especialmente atentos aos grandes feriados, Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico, e Yom Kippur, o Dia do Perdão.
Já que eu era um pouco musical, fui chamado quando garoto, para cantar no coral para as festas e eu estava, portanto, expostos a todos os rituais em primeira mão. Eu ainda tenho a memória viva da primeira vez que vi o uso das das mãos com os dedos divididos sendo estendido para a congregação em bênção.
Havia um grupo de cinco ou seis homens de frente para a congregação e cantando em gritos apaixonados de uma bênção em hebraico. Ele se traduziria em 'Que o Senhor te abençoe e te guarde", etc ...
E quando eu vi o gesto de divisão de dedos destes homens ... Eu estava em transe. Eu aprendi a fazê-lo simplesmente porque ele parecia tão mágico. 
(...) Foi, provavelmente, 25 anos depois que eu apresentei esse gesto como uma saudação vulcana em Star Trek e tem ressoado com os fãs em todo o mundo desde então. Isso me dá grande prazer, pois é, afinal, uma bênção." 

Nas gravações do episódio "Amok Time" (que aproposito é o primeiro episódio da Segunda temporada) Leonard Nimoy teria que saudar outros vulcanos, mas havia um problema. Em um episódio anterior, foi dito que os vulcanos possuem habilidades telepáticas naturais, e esse contato telepático se dá através do toque. Logo, se um vulcano tocar em outro, haverá naturalmente uma invasão de privacidade. Por isso, Leonard Nimoy teve a idéia de usar um gesto totalmente distinto e sem contato físico, a de usar um sinal em forma de V com o polegar para fora. Mas de onde ele tirou esse sinal?


Fonte,e Fragmentos retirados do Site:Gospel Nerd

Tema Original da serie por Alexander Courage  ..


Nenhum comentário:

Postar um comentário