segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Cinemática Escalar:(Movimento em uma dimenção) Velocidade média e aceleração média

  Olá :)
habilidades desse post:
Aceleração média
Velocidade Média
movimento unidimensional
Exercícios de fixação

Movimento em uma dimensão:
       Como já foi dito neste post aqui  ,trajetória é uma linha geométrica (unidimensional) que representa o caminho descrito por um móvel. A não ser que se determine o contrário. Tendo isso em mente,estudaremos nesse post o movimento unidimensional,ou movimento em uma dimensão.

  Posição ao longo de uma trajetória :
A posição da partícula na trajetória, após deslocar-se encontra-se na posição 6 + ,pois está na orientação do segmento
  Suponha uma partícula no ponto A da trajetória desenhada abaixo,onde cada divisão vale 1 metro.

     Determinando a orientação positiva para o lado direito da reta,e escolhendo um ponto como origem, pergunte-se qual é a posição da partícula na trajetória?
    A medida algébrica do segmento que vai da origem até o ponto considerado representa a posição ou abscissa da partícula e a representaremos com a letra S.



 Velocidade Média :
 Primeiramente, considere uma partícula em movimento na trajetória esquematizada abaixo:

   No instante inicial  T1, a posição é S1 ou como a imagem acima P1 (posição 1, inicial ),no instante T2 a posição é S2..
  O intervalo de tempo ΔT  decorrido é a diferença entre o instante final  T2  e o instante inicial T1 
                                                   ΔT=ΔT2-ΔT1


 A variação de posição ΔS é a diferença entre a posição final e a posição inicial ..
                                                   ΔS=ΔS2-ΔS1 

A velocidade média (Vm) é o quociente entre a variação de posição (ΔS) e o correspondente intervalo de tempo (ΔT).
                                                    Vm=  ΔS/ΔT  
    No SI a unidade de velocidade é o metro po segundo ( M/s),embora se use frequentemente o Km/h em questões de vestibulares e concursos. 

Como converter Km/h em m/s :

    Basta lembrar do seguinte :
1 km=1000m                                                     Agora divida um km por uma hora
1 h= 60 min.                                                           1 km ---> 1000m    
1 min=60s então 1 h=3.600s                                   1 h   ---> 3.600s  isso é igual à 1/3,6 
                         portanto,vale o esquema de transformação a seguir: 
De m/s para Km/h basta multiplicar por 3,6 e de km/h para m/s basta dividir po 3,6
Sinal da velocidade:
  O sinal da velocidade está relacionado com o sentido de movimento do ponto material:

  •  A velocidade é positiva quando a partícula se move no sentido da orientação, ou seja, no sentido dos espaços crescentes. Nesse caso o movimento é chamado progressivo.
  • A velocidade é negativa quando a partícula se move no sentido decrescente, isto é, no sentido contra a orientação positiva da trajetória. Nesse caso, o movimento é chamado retrógrado.


Assista ao vídeo do "me Salva" sobre velocidade média,para melhor compreensão!
 

 Aceleração Média:
  Quando a velocidade de uma partícula  em movimento varia no decorrer do tempo, dizemos que ela apresenta aceleração.

                         

  A aceleração média (Am) é o quociente entre a variação de velocidade ΔV e o correspondente intervalo de tempo ΔT .
                                                   Am= ΔV/ΔT

 Lembre-se que se existe variação de velocidade,existe aceleração! 
     No SI(sistema internacional) a unidade de aceleração é o metro por segundo por segundo.. ou simplesmente m/s² (metro por segundo ao quadrado).

Assista ao vídeo do "me Salva" sobre aceleração média, para melhor esclarecimento.


   Como tanto a velocidade quanto a aceleração podem ser positivas ou negativas, é necessário o máximo de cuidado ao se caracterizar um movimento como acelerado ou retardado.
  
          Movimento acelerado - Aceleração e velocidade têm o mesmo sentido, ou seja, a aceleração contribui para velocidade do móvel ou da partícula.

        Movimento retardado - Aceleração e velocidade têm sinais contrários (sentidos contrários), ou seja, a aceleração não contribui com a velocidade, ela atrapalha.

Novamente, vídeo do " me Salva" sobre movimento retardado ou regressivo, e acelerado.

 


Espero que tenha sido claro e de  fácil entendimento esse post e espero ter ajudado você. fique atendo ao blog nos próximos posts falaremos de movimento retilíneo uniforme,gráficos desse movimento,exemplos e exercícios. Comente o que achou e não deixe de divulgar o conteúdo ;)

Fontes
Livro de Física de Ivan Gonçalves dos anjos. editora: IBEP, página 15 à 23
Imagens : google 
Vídeos: "me Salva" 



quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Cinemática escalar: O que é Aceleração, velocidade, trajetória e Referenciais ?


Olá para todos..♔
     Nesse post você verá o assunto  introdutório de qualquer curso de física,vamos entender o que aceleração, velocidade, trajetória e referenciais,dentre outros assuntos os quais irei explicar de uma maneira simples e objetiva. Ao final, deixarei alguns links de  fontes de pesquisa,caso tu queiras estudar a mais. No próximo post já teremos Movimento retilíneo uniforme e variado.. seus gráficos etc..

    Cinemática Escalar: A cinemática é o  ramo da mecânica que estuda o movimento de corpos ou partículas, sem referência a massas ou a forças; foronomia, ou seja, vamos estudar os movimentos do corpos sem se preocupar com a causa,não iremos nos preocupar, por enquanto, o que aconteceu para um corpo se mover. Cinemática escalar nos mostra que apenas o módulo da grandeza -o número que exprime sua medida acompanhado de sua unidade de medida - é o que vai nos interessar.

  Vamos ao termos muito usados no nosso estudo :

   
     O que é um referencial ?Em físicasistema de coordenadas de referência é utilizado para se medir e registrar as grandezas físicas, como por exemplo posiçãovelocidade,aceleraçãocampos eletromagnéticos ou gravitacionais etc. Cada observador deve escolher um referencial para que se possa realizar suas medidas ou formular suas teorias. 
  OBS: um referencial pode ser um corpo ou um sistema de eixos adotado como referência.  

     Referencial inercial : É qualquer corpo do espaço, fixo, que se adota para analisar se em relação à ele outro corpo está em repouso ou em movimento. 

    Trajetória: Quando uma partícula, ou corpo está em movimento, podemos obter uma linha geométrica formada pela união dos diversos pontos ocupados pela partícula no espaço, que recebe o nome de trajetória.caminho percorrido por um corpo ou partícula em movimento.
     A trajetória pode ser curvilínea ou retilínea, porém depende sempre do referencial adotado. Por exemplo, analisemos  a trajetória de um objeto abandonado livremente no vagão que representa movimento uniforme e retilíneo em relação à terra,desprezando qualquer efeito do ar .  Em relação a um referencial fixo  no vagão,a trajetória do objeto será uma reta vertical,contudo ,para um referencial fixo na terra sua trajetória será uma linha curva, um arco de parábola.

 
Movimento e repouso : São conceitos relativos, isto é, depende de um referencial. Escolhido um referencial, para saber se um corpo está em repouso ou em movimento basta verificar se aposição do corpo varia ou não no decorrer do tempo.
       Um corpo  está em movimento quando sua posição varia em relação a um referencial varia no decorrer do tempo, caso contrário, está em repouso 


                        Qual a diferença entre um ponto material e um Corpo extenso ? 
       Isso é bem mais simples do que você pensa: um corpo extenso é  um corpo onde as suas dimensões são significativas quando comparadas com a trajetória por ele descrita! e um Ponto material  é quando suas dimensões são insignificantes quando comparadas com a trajetória por ele descrita!! 


   Variação de espaço:  Considerando um móvel, (um carro,ou qualquer coisa que tenha movimento) movendo-se sobre um trajetória. Num instante T1,anotado num cronômetro, o móvel ocupa uma posição representado pelo espaço S2. No intervalo de tempo Δt=T2-T1, ocorreu a variação de espaço: ΔS2-S1 
     A letra grega delta maiúscula Δ representa na física a variação de alguma coisa,no caso em que estamos estudando é a variação de tempo Δt e espaço Δs .
    A  variação de espaço pode ser positiva , negativa, ou nula, conforme o espaço S2, seja maior,menor ou igual ao espaço S1


                                                           Velocidade 
    A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento do corpo em determinado tempo.A análise da velocidade se divide em dois principais tópicos: Velocidade Média e Velocidade Instantânea. É considerada uma grandeza vetorial, ou seja, tem um módulo (valor numérico), uma direção (Ex.: vertical, horizontal,...) e um sentido (Ex.: para frente, para cima, ...). Porém, para problemas elementares, onde há deslocamento apenas em uma direção, o chamado movimento unidimensional, convém tratá-la como um grandeza escalar (com apenar valor numérico).  

                                                               Aceleração 
      Em Física, a aceleração  é a taxa de variação da velocidade. Ela é uma grandeza vetorial de dimensão comprimento/tempo² ou velocidade/tempo. Em unidades do Sistema Internacional, é quantificada em metro por segundo ao quadrado (m/s²). Já a  Desaceleração é a aceleração que diminui o valor absoluto da velocidade. Para isso, a aceleração precisa ter componente negativa na direção da velocidade. Isto não significa que a aceleração é negativa. Assim a aceleração é a rapidez com a qual a velocidade de um corpo varia. Desta forma o único movimento que não possui aceleração é o MRU - movimento retilíneo uniforme
          Nos próximos post iremos entrar em detalhes a respeito de  Aceleração, velocidade... teremos exercícios, e explicações... nesse post o objetivo mesmo era dá introdução ao assunto.. 
 até o próximo...  ;)

Fontes:
Só física ( parte de cinemática) 
Aceleração (Wikipédia) 
Velocidade (Wikipédia) 
 Livro Um : Física Básica,volume Único de Nicolau e Toledo.Editora atual páginas : 8 à 13
Livro Dois: Física de Ivan Gonçalves dos Anjos, página :12 à 15


terça-feira, 22 de novembro de 2016

SI - Sistema internacional de Unidades..


    Você já deve ter observado em seu livro de física a sigla SI,que significa sistema internacional (internacional system), mas vejamos alguns fatos interessantesideia de um sistema de medidas unificado foi implementada pela primeira vez na França, na época da Revolução Francesa. A forma moderna do sistema métrico e é geralmente um sistema de unidades de medida concebido em torno de sete unidades básicas e da conveniência do número dez. É o sistema de medição mais usado do mundo, tanto no comércio todos os dias e na ciência. O SI um conjunto sistematizado e padronizado de definições para unidades de medida, utilizado em quase todo o mundo moderno, que visa a uniformizar e facilitar as medições e as relações internacionais daí decorrentes.
  

                                        O tempo e sua medida

 Somos bons em detectar padrões, os antigos observavam que a noite sucede o dia,após o inverno vem a primavera,os meses passam e o final do ano se aproxima. Notamos que fatos e eventos indicam passagem do tempo.
embora seja um conceito de difícil definição e compreensão, vejamos no SI como o tempo é compêndio:
A unidade de tempo no SI é o segundo. Primitivamente , era definido como sendo a fração 1/84 400 do dia solar médio, sendo este relacionado com a duração da rotação da erra,contudo, com virtude da irregularidades do período da rotação terrestre, a definição acima não apresentava a exatidão requerida. Em 1967, estabelece-se uma definição mais precisa,baseada na duração  da transição entre dois níveis de energia de um átomo .
 O segundo é a  duração de 9 192 631 770 períodos da radiação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio-133.
OBS:
*As ondas de luz visível oscilam com períodos em torno de 1 fentossegundo
 *O uso do nanossegundo é muito comum, especialmente na área de telecomunicações, pulsos de lasers e algumas áreas da eletrônica. Em 1 ns, a luz percorre 29,9792458 cm exatos no vácuo (pela definição do metro). Mas a velocidade da luz é menor quando dentro de materiais, indicado por um índice de refração maior que 1. Assim, no ar (1,003), a luz viaja 29,89 cm em 1 ns, mas percorre "apenas" 22,54 cm na água (1,33) cada nanossegundo.


MúltiploEquivalente decimalNomeSímbolo
10−30,001milissegundoms
10−60,000001microssegundoµs
10−90,000000001nanossegundons
10−120,000000000001picossegundops
10−150,000000000000001fentossegundofs
10−180,000000000000000001atossegundoas
10−210,000000000000000000001zeptossegundozs
10−240,000000000000000000000001yoctossegundoys
Imagem Wikipédia, "segundo"

                                      Medida de Distância 


     Assim como o tempo,as distâncias podem ser extremamente pequenas, dimensões de uma bactéria,o diâmetro de um átomo,ou extremamente grandes, como as que separam  os astros em nosso universo. A unidade de comprimento no SI é o metro,que antigamente o metro era definido como a distancia a 0°c entre dois terços feitos de uma barra de platina iridiada.
A barra de platina-irídio utilizada como protótipo do metro de 1889 a 1960.
    A medida definida por convenção, com base nas dimensões da Terra, equivale à décima milionésima parte do quadrante de um meridiano terrestre. Porém, a crescente demanda de mais precisão do referencial e possibilidade de sua reprodução mais imediata levaram os parâmetros da unidade básica a serem reproduzidos em laboratório e comparados a outro valor constante no universo, que é a velocidade de propagação eletromagnética. Então, na 17° Conferencia geral de pesos e medidas , reunida em outubro de 1983, estabeleceu uma nova e mais precisa definição para o metro:  É definido como "o comprimento do trajeto percorrido pela luz no vácuo durante um intervalo de tempo de 1/299 792 458 de segundo"

   A unidade principal de comprimento é o metro, entretanto existem situações em que essa unidade deixa de ser prática. Se queremos medir grandes extensões ela é muito pequena. Por outro lado, se queremos medir extensões muito "pequenas", a unidade metro é muito "grande".
MúltiploNomeSímboloSubmúltiploNomeSímbolo
100metrom100metrom
10¹decâmetrodam10−1decímetrodm
10²hectômetro /
/ hectómetro
hm10−2centímetrocm
103quilômetro /
/ quilómetro
km10−3milímetromm
106megametroMm10−6micrometroµm
109gigametroGm10−9nanometronm
1012terametroTm10−12picometropm
1015petametroPm10−15femtômetro/fentómetro[4]fm
1018exametroEm10−18attometro/atometro[4]am
1021zettametro/zetametroZm10−21zeptômetro /
/ zeptómetro[4]
zm
1024iotametroYm10−24yoctômetro /
/ ioctómetro[4]
ym
 
  Deixo uma tabela de unidades de medida do SI ;)


Fontes de pesquisa: Livro de Nicolau e Toledo, Volume único de Física Básica,página 7 e 8.
e Wikipédia Segundo e Metro


sexta-feira, 18 de novembro de 2016

O mundo fascinante da Física -introdução

 


         A física está no nosso cotidiano,no celular que você liga,no clima do dia,nas coisas que cai ao chão,de uma forma ou outra a física esta presente em nossas vidas.digamos,por exemplo,que você tenha deixado o despertador ligado para acorda-lo cedo,quando ele toca as ondas sonoras "ferem seus ouvidos" e você tem seu primeiro contato com um fenômeno físico no seu dia. De uma forma análoga,quando você sai de casa e está chuvoso,então você veste uma blusa de lã,para impedir que seu calor corporal se perca para o meio ambiente,isso é física!!
 
         Agora procure imaginar quantos fenômenos físico estão envolvidos em suas atividades diárias,quando você vê o por do sol,no fim da tarde,e pode-se notar as tonalidades do céu no crepúsculo. Do azul ,e delicadamente o céu vai se tingindo de amarelo,alaranjado,vermelho...e tudo consequência de fenômenos físicos:a luz do sol,originalmente branca,se "reparte" em seus componentes,possibilitando esse mundo de cores  com que nos deparamos.

       Objetivo do texto é despertar no leito o interesse pela física,e faze-lo notar que á sua volta o mundo da física está presente e quão importante é o estudo da ciências físicas,por meio desta ciência temos o conforto do dia a dia,temos a internet,e o simples cafezinho feito pela nossa cafeteira.Enfim,ao nosso redor tudo é física,e não somente física,mas um conjunto de várias ciências desde química a biologia...comece a notar o mundo a sua volta e o veja de modo diferente.. um mundo cercado de ciências...muito obrigada por ler,e até o próximo!

-Texto:" O mundo fascinante da física", adaptado do livro: Física de nicolau e toledo.editora atual.(636 páginas)

domingo, 13 de novembro de 2016

Indicador de ácido-base caseiro (Com repolho Roxo)


        Um experimento de química  fácil e simples,para você percebe que  a ciência está à sua volta  e não somente na sala de aula,então,com o tempo você  começa a notar o mundo com outros olhos;apesar do blog ser mais voltado para Física,achei interessante trazer esse experimento de química. 
   
       Indicadores de Ácido-Base são substâncias que mudam de cor informando se o meio é ácido ou base.Existem indicadores sintético,como a fenolftaleína,dentre outras,Porém,existem substância que estão presentes nos vegetais que funcionam como indicadores naturais.
     
       Geralmente, essas substâncias estão presentes em frutas, verduras, folhas e flores bem coloridas. Alguns exemplos são a beterraba, jabuticaba, uva, amoras, folhas vermelhas, entre outras.

     Vamos aprender,então, como fazer e veja a "tabela" de Ph
      -Antes,relembre que substâncias básicas são também chamadas de álcalis, faz parte de um outro grupo de substâncias com um jogo diferente de propriedades. Existem muitas bases fracas e inofensivas no nosso cotidiano, dentre as muitas podemos citar o sabonete que faz muita espuma e desliza facilmente pela pele. Por outro lado, existe também bases fortes e corrosivas tanto quanto os ácidos, como por exemplo: hidróxido de sódio, hidróxido de amônio, etc. As bases possuem sabor amargo (adstringente), modificam a cor dos indicadores ácido-base. Conduzem corrente elétrica quando fundidos ou em solução aquosa. Reagem com ácidos produzindo sal e água.
      - Já as substâncias ácidas, são São substâncias que têm certas propriedades em comum. Os ácidos possuem sabor azedo ou cáustico, facilmente identificado em frutas cítricas, como limão, laranja e maçã. Têm a capacidade de alterar a cor de certas substâncias orgânicas, denominadas indicadores.Conduzem a corrente elétrica em solução aquosa e reagem com as bases produzindo sal e água.
       - E claro que não podia faltar..o que é escala de PH?? escala de PH para expressar quão forte é uma substância ácida ou básica. Um valor de PH abaixo de 7 (sete) indica que a substância é ácida e, quanto menor for o número (6, 5, 4, 3, 2 ..) mais forte será o ácido. Um valor de PH acima de 7 (sete) indica que a substância é alcalina (básica) e, quanto maior for o número (8, 9, 10 ...) mais forte será a substância alcalina. 



Indicadores de PH,imagem:manual da química.
   


Materiais e reagentes:
  • repolho roxo;
  • água
  • liquidificador;
  • coador;
  • 11 copos transparentes ou béqueres;
  • caneta e etiquetas para enumerar os copos;
  • limão;
  • vinagre;
  • bicarbonato de sódio;
  • sabão em pó;
  • água sanitária;
  • detergente;
  • açúcar;
  • leite;
  • sal amoníaco;
  • soda cáustica (tome muito cuidado ao manipulá-la e sempre use luvas, pois a soda cáustica é corrosiva, podendo causar queimaduras graves na pele).
Procedimento experimental:
  1. Bata 1 folha de repolho roxo com 1 litro de água no liquidificador;
  2. Coe esse suco, pois o filtrado será o nosso indicador ácido-base natural 
  3. Enumere cada um dos copos;
  4. Coloque o extrato de repolho roxo nos 11 copos;
  5. Acrescente nos copos 2 a 11 as seguintes substâncias, na respectiva ordem: soda cáustica, água sanitária, sabão em pó, sal amoníaco, açúcar, leite, detergente, vinagre e limão.
  6. Observe as cores das soluções.
Resultados e Discussão:
As substâncias presentes nas folhas de repolho roxo que o fazem mudar de cor em ácidos e bases são as antocianinas. Esse indicador está presente na seiva de muitos vegetais, tais como uvas, jabuticabas, amoras, beterrabas, bem como em folhas vermelhas e flores de pétalas coloridas, como as flores de azaleia e quaresmeira. As antocianinas são responsáveis pela coloração rosa, laranja, vermelha, violeta e azul da maioria das flores.
Em água (pH neutro = 7), esse indicador tem coloração roxa, mas conforme a imagem a seguir mostra, ele muda de vermelho em solução ácida (pH < 7) para púrpura e depois verde em solução básica (pH > 7). No caso da solução ser fortemente básica, ele torna-se amarelo:
 

O Procedimento do experimento e de como realizá-lo foi retirado do site Manual da química,link aqui!!

     

domingo, 6 de novembro de 2016

Idade da terra e datação radiometrica

   
      Antes de falarmos sobre a idade da terra,vamos primeiro saber sobre o procedimento utilizado, a radiometria. Antes de tudo,mais uma vez, o uso desse método,radiometria, só foi possível depois da descoberta da radioatividade (1896), no final do século XIX. Ademais,a datação radiométrica é o procedimento do cálculo da idade absoluta de uma rocha e dos minerais que contém certos radioisótopos (isótopos radioativos). Em outras palavras, é o procedimento do cálculo da idade absoluta de uma rocha por meio da medição da quantidade de energia emitida pelos elementos radioativos.
    Este processo de datação baseia-se na tendência que certos átomos de elementos químicos demonstram para emitirem partículas e radiação a partir dos seus núcleos instáveis, esta emissão designa-se por radioatividade. Para um dado elemento, considerando um dado intervalo de tempo, quanto maior for a quantidade de núcleos iniciais presentes, maior será a quantidade de núcleos que sofreram desintegração radioativa. Na tabela que se segue,mostra-nos alguns elementos radioativos e seu tempo de meia vida,isto é,o tempo que ele leva para decair,ou se decompor em outro elemento.(ao final desse post deixo um vídeo bem interessante para voce assistir,primeiro leia atentamente,e tambem veja as fontes de pesquisas que utilizei e pesquise mais se desejar).
 Valores das meia-vidas dos elementos radioativos,imagem instituto de geociências da USP
                                  
       Tendo isso em mente,Qual a idade do planeta Terra? Como determinar a idade de uma rocha ou dos seus minerais? A geocronologia é a ciência que estuda métodos de determinar o tempo geológico, registrado nas rochas. Cada grão mineral é um crônometro do tempo geológico, assim que ele se forma, tem início o decaimento radioativo. Sendo assim, determinando-se a quantidade de elemento-pai e de elemento-filho em um mineral hoje, é possível saber há quanto tempo está acontecendo o decaimento radioativo e, portanto quando o mineral se formou.
      Para calcular a idade do pálido ponto azul,foram feitas várias tentativas antes da datação com a radiometria,e todas foram infrutíferas,ou seja .. não passaram de 100 milhões de anos,essa foi a idade mais alta que os antigos chegaram.
      Depois de um processo em que a rocha é dissolvida e vira líquido (literalmente), as ligações químicas que existem dentro dos minerais que a formam terão sido quebradas e os elementos, inclusive os radioativos, ficarão na forma de íons em solução, ou seja, separados e "imersos" em uma solução ácida.      Dessa maneira fica mais fácil extrair os elementos-pai e -filho que serão analisados e medidos. Cada elemento químico tem uma característica físico-química diferente, se comportando de maneira variada em função da condição do ambiente,por exemplo :ácido, muito ou pouco ácido e básico. 
     O próximo passo é levar os elementos, que agora estão individualizados em uma outra solução, para um aparelho, que se chama Espectrômetro de Massa , no qual cada elemento separado será medido. Depois, então, os cálculos baseados na meia-vida do elemento radioativo são feitos e a idade da rocha é obtida.

     Esse método é conhecido como método absoluto,e esse foi o meio utilizado,e indica que o nosso planeta tem 4,56 bilhões de anos, portanto bem mais velho do que os estudiosos antigos imaginavam. Porém o registro mais antigo do planeta, determinado em cristais encontrados na Austrália, contidos em rocha, tem 4,4 bilhões de anos. A Terra está em constante mudança. Sua crosta está continuamente sendo criada, modificada e destruída. Como resultado, rochas que registram a história embrionária do planeta não foram encontradas e provavelmente não existem mais. Portanto, a idade da Terra não pode ser obtida diretamente de material terrestre. 

       Bem,os cientistas presumem que todos os corpos do Sistema Solar  se formaram na mesma época, inclusive os meteoritos provenientes do cinturão de asteróides. Sendo assim, como os meteoritos são corpos extraterrestres que caem na superfície da Terra, eles podem ser datados e sua idade é a mesma da formação do planeta, ou seja, 4,56 bilhões de anos. Esta idade foi determinada, pela primeira vez, por Claire Patterson, em 1956, usando os isótopos de chumbo (Pb).É interessante voce pesquisar mais à respeito deste cientista brilhante.

     Espero que tenha ficado bem esclarecido o post;esse é apenas um resumo de vários artigos usados e pesquisados,a baixo deixo o oitavo episódio de "cosmos - uma odisseia pelo espaço-tempo",que fava justamente sobre a idade da terra,métodos já utilizados na tentativa de encontra a resposta, e sobre como Claire Patterson determinou a idade da terra,no vídeo também vai falar da radiometria,e muito mais.. recomendo voce assistir. No entanto, só conseguir o vídeo em inglês pelo youtube..(se você tiver netflix é só procurar pelo documentário cosmos)









 Instituto de Geociências da USP,
 Geocronologia : O tempo registrado nas rochas:
http://www.igc.usp.br/index.php?id=304

Idade da terra :

Radiometria
https://pt.wikipedia.org/wiki/Data%C3%A7%C3%A3o_radiom%C3%A9trica

Apostila (CNEN) Radioatividade (PDF)
http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01001/radio.pdf


Vídeo que recomendo do primata falante,um físico que de maneira descontraída,fala de ciências e fez um vídeo sobre a idade da terra..