domingo, 6 de novembro de 2016

Idade da terra e datação radiometrica

   
      Antes de falarmos sobre a idade da terra,vamos primeiro saber sobre o procedimento utilizado, a radiometria. Antes de tudo,mais uma vez, o uso desse método,radiometria, só foi possível depois da descoberta da radioatividade (1896), no final do século XIX. Ademais,a datação radiométrica é o procedimento do cálculo da idade absoluta de uma rocha e dos minerais que contém certos radioisótopos (isótopos radioativos). Em outras palavras, é o procedimento do cálculo da idade absoluta de uma rocha por meio da medição da quantidade de energia emitida pelos elementos radioativos.
    Este processo de datação baseia-se na tendência que certos átomos de elementos químicos demonstram para emitirem partículas e radiação a partir dos seus núcleos instáveis, esta emissão designa-se por radioatividade. Para um dado elemento, considerando um dado intervalo de tempo, quanto maior for a quantidade de núcleos iniciais presentes, maior será a quantidade de núcleos que sofreram desintegração radioativa. Na tabela que se segue,mostra-nos alguns elementos radioativos e seu tempo de meia vida,isto é,o tempo que ele leva para decair,ou se decompor em outro elemento.(ao final desse post deixo um vídeo bem interessante para voce assistir,primeiro leia atentamente,e tambem veja as fontes de pesquisas que utilizei e pesquise mais se desejar).
 Valores das meia-vidas dos elementos radioativos,imagem instituto de geociências da USP
                                  
       Tendo isso em mente,Qual a idade do planeta Terra? Como determinar a idade de uma rocha ou dos seus minerais? A geocronologia é a ciência que estuda métodos de determinar o tempo geológico, registrado nas rochas. Cada grão mineral é um crônometro do tempo geológico, assim que ele se forma, tem início o decaimento radioativo. Sendo assim, determinando-se a quantidade de elemento-pai e de elemento-filho em um mineral hoje, é possível saber há quanto tempo está acontecendo o decaimento radioativo e, portanto quando o mineral se formou.
      Para calcular a idade do pálido ponto azul,foram feitas várias tentativas antes da datação com a radiometria,e todas foram infrutíferas,ou seja .. não passaram de 100 milhões de anos,essa foi a idade mais alta que os antigos chegaram.
      Depois de um processo em que a rocha é dissolvida e vira líquido (literalmente), as ligações químicas que existem dentro dos minerais que a formam terão sido quebradas e os elementos, inclusive os radioativos, ficarão na forma de íons em solução, ou seja, separados e "imersos" em uma solução ácida.      Dessa maneira fica mais fácil extrair os elementos-pai e -filho que serão analisados e medidos. Cada elemento químico tem uma característica físico-química diferente, se comportando de maneira variada em função da condição do ambiente,por exemplo :ácido, muito ou pouco ácido e básico. 
     O próximo passo é levar os elementos, que agora estão individualizados em uma outra solução, para um aparelho, que se chama Espectrômetro de Massa , no qual cada elemento separado será medido. Depois, então, os cálculos baseados na meia-vida do elemento radioativo são feitos e a idade da rocha é obtida.

     Esse método é conhecido como método absoluto,e esse foi o meio utilizado,e indica que o nosso planeta tem 4,56 bilhões de anos, portanto bem mais velho do que os estudiosos antigos imaginavam. Porém o registro mais antigo do planeta, determinado em cristais encontrados na Austrália, contidos em rocha, tem 4,4 bilhões de anos. A Terra está em constante mudança. Sua crosta está continuamente sendo criada, modificada e destruída. Como resultado, rochas que registram a história embrionária do planeta não foram encontradas e provavelmente não existem mais. Portanto, a idade da Terra não pode ser obtida diretamente de material terrestre. 

       Bem,os cientistas presumem que todos os corpos do Sistema Solar  se formaram na mesma época, inclusive os meteoritos provenientes do cinturão de asteróides. Sendo assim, como os meteoritos são corpos extraterrestres que caem na superfície da Terra, eles podem ser datados e sua idade é a mesma da formação do planeta, ou seja, 4,56 bilhões de anos. Esta idade foi determinada, pela primeira vez, por Claire Patterson, em 1956, usando os isótopos de chumbo (Pb).É interessante voce pesquisar mais à respeito deste cientista brilhante.

     Espero que tenha ficado bem esclarecido o post;esse é apenas um resumo de vários artigos usados e pesquisados,a baixo deixo o oitavo episódio de "cosmos - uma odisseia pelo espaço-tempo",que fava justamente sobre a idade da terra,métodos já utilizados na tentativa de encontra a resposta, e sobre como Claire Patterson determinou a idade da terra,no vídeo também vai falar da radiometria,e muito mais.. recomendo voce assistir. No entanto, só conseguir o vídeo em inglês pelo youtube..(se você tiver netflix é só procurar pelo documentário cosmos)









 Instituto de Geociências da USP,
 Geocronologia : O tempo registrado nas rochas:
http://www.igc.usp.br/index.php?id=304

Idade da terra :

Radiometria
https://pt.wikipedia.org/wiki/Data%C3%A7%C3%A3o_radiom%C3%A9trica

Apostila (CNEN) Radioatividade (PDF)
http://www.if.ufrgs.br/tex/fis01001/radio.pdf


Vídeo que recomendo do primata falante,um físico que de maneira descontraída,fala de ciências e fez um vídeo sobre a idade da terra..
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário