quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Cinemática escalar: O que é Aceleração, velocidade, trajetória e Referenciais ?


Olá para todos..♔
     Nesse post você verá o assunto  introdutório de qualquer curso de física,vamos entender o que aceleração, velocidade, trajetória e referenciais,dentre outros assuntos os quais irei explicar de uma maneira simples e objetiva. Ao final, deixarei alguns links de  fontes de pesquisa,caso tu queiras estudar a mais. No próximo post já teremos Movimento retilíneo uniforme e variado.. seus gráficos etc..

    Cinemática Escalar: A cinemática é o  ramo da mecânica que estuda o movimento de corpos ou partículas, sem referência a massas ou a forças; foronomia, ou seja, vamos estudar os movimentos do corpos sem se preocupar com a causa,não iremos nos preocupar, por enquanto, o que aconteceu para um corpo se mover. Cinemática escalar nos mostra que apenas o módulo da grandeza -o número que exprime sua medida acompanhado de sua unidade de medida - é o que vai nos interessar.

  Vamos ao termos muito usados no nosso estudo :

   
     O que é um referencial ?Em físicasistema de coordenadas de referência é utilizado para se medir e registrar as grandezas físicas, como por exemplo posiçãovelocidade,aceleraçãocampos eletromagnéticos ou gravitacionais etc. Cada observador deve escolher um referencial para que se possa realizar suas medidas ou formular suas teorias. 
  OBS: um referencial pode ser um corpo ou um sistema de eixos adotado como referência.  

     Referencial inercial : É qualquer corpo do espaço, fixo, que se adota para analisar se em relação à ele outro corpo está em repouso ou em movimento. 

    Trajetória: Quando uma partícula, ou corpo está em movimento, podemos obter uma linha geométrica formada pela união dos diversos pontos ocupados pela partícula no espaço, que recebe o nome de trajetória.caminho percorrido por um corpo ou partícula em movimento.
     A trajetória pode ser curvilínea ou retilínea, porém depende sempre do referencial adotado. Por exemplo, analisemos  a trajetória de um objeto abandonado livremente no vagão que representa movimento uniforme e retilíneo em relação à terra,desprezando qualquer efeito do ar .  Em relação a um referencial fixo  no vagão,a trajetória do objeto será uma reta vertical,contudo ,para um referencial fixo na terra sua trajetória será uma linha curva, um arco de parábola.

 
Movimento e repouso : São conceitos relativos, isto é, depende de um referencial. Escolhido um referencial, para saber se um corpo está em repouso ou em movimento basta verificar se aposição do corpo varia ou não no decorrer do tempo.
       Um corpo  está em movimento quando sua posição varia em relação a um referencial varia no decorrer do tempo, caso contrário, está em repouso 


                        Qual a diferença entre um ponto material e um Corpo extenso ? 
       Isso é bem mais simples do que você pensa: um corpo extenso é  um corpo onde as suas dimensões são significativas quando comparadas com a trajetória por ele descrita! e um Ponto material  é quando suas dimensões são insignificantes quando comparadas com a trajetória por ele descrita!! 


   Variação de espaço:  Considerando um móvel, (um carro,ou qualquer coisa que tenha movimento) movendo-se sobre um trajetória. Num instante T1,anotado num cronômetro, o móvel ocupa uma posição representado pelo espaço S2. No intervalo de tempo Δt=T2-T1, ocorreu a variação de espaço: ΔS2-S1 
     A letra grega delta maiúscula Δ representa na física a variação de alguma coisa,no caso em que estamos estudando é a variação de tempo Δt e espaço Δs .
    A  variação de espaço pode ser positiva , negativa, ou nula, conforme o espaço S2, seja maior,menor ou igual ao espaço S1


                                                           Velocidade 
    A velocidade de um corpo é dada pela relação entre o deslocamento do corpo em determinado tempo.A análise da velocidade se divide em dois principais tópicos: Velocidade Média e Velocidade Instantânea. É considerada uma grandeza vetorial, ou seja, tem um módulo (valor numérico), uma direção (Ex.: vertical, horizontal,...) e um sentido (Ex.: para frente, para cima, ...). Porém, para problemas elementares, onde há deslocamento apenas em uma direção, o chamado movimento unidimensional, convém tratá-la como um grandeza escalar (com apenar valor numérico).  

                                                               Aceleração 
      Em Física, a aceleração  é a taxa de variação da velocidade. Ela é uma grandeza vetorial de dimensão comprimento/tempo² ou velocidade/tempo. Em unidades do Sistema Internacional, é quantificada em metro por segundo ao quadrado (m/s²). Já a  Desaceleração é a aceleração que diminui o valor absoluto da velocidade. Para isso, a aceleração precisa ter componente negativa na direção da velocidade. Isto não significa que a aceleração é negativa. Assim a aceleração é a rapidez com a qual a velocidade de um corpo varia. Desta forma o único movimento que não possui aceleração é o MRU - movimento retilíneo uniforme
          Nos próximos post iremos entrar em detalhes a respeito de  Aceleração, velocidade... teremos exercícios, e explicações... nesse post o objetivo mesmo era dá introdução ao assunto.. 
 até o próximo...  ;)

Fontes:
Só física ( parte de cinemática) 
Aceleração (Wikipédia) 
Velocidade (Wikipédia) 
 Livro Um : Física Básica,volume Único de Nicolau e Toledo.Editora atual páginas : 8 à 13
Livro Dois: Física de Ivan Gonçalves dos Anjos, página :12 à 15


Nenhum comentário:

Postar um comentário