sábado, 22 de outubro de 2016

Grande Colisor de Hádrons (LHC)



     Voce que é apaixonado por física,com certeza já ouviu  falar do LHC large hadron collide,caso contrario vamos a esse post curto e objetivo, Grande colisor de hádrons,vamos por partes claro,antes de falar sobre o LHC,saiba o que é hádrons.
    Em Física de Partículas,hádron é uma partícula composta, formada por um estado ligado de quarks. Os hádrons mantêm a sua coesão interna devido à interação forte, de um modo análogo à que mantém os átomos unidos pela força electromagnética. Os hádrons mais conhecidos são os prótons e neutrons.Claro,que apenas uma pequeníssima introdução. 
    LHC da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, é o maior acelerador de partículas e o de maior e nergia existente do mundo. Seu principal objetivo é obter dados sobre colisões de feixes de partículas, tanto de prótons a uma energia de 7 TeV (1,12 microjoules) por partícula, ou núcleos de chumbo a energia de 574 TeV (92,0 microjoules) por núcleo. O laboratório localiza-se em um túnel de 27 km de circunferência, bem como a 175 metros abaixo do nível do solo na fronteira franco-suíça, próximo a Genebra,Suíça.

       O LHC começou a ser construído em 1998 com a colaboração de mais de 100 países, conta com um túnel de 27 km de circunferência, ao custo de aproximadamente 7,5 bilhões de euros em 2010, está funcionando desde 10 de Setembro de 2008. A primeira colisão entre prótons ocorreu em 30 de Março de 2010.

                                      A Descoberta,bóson de higgs

         O bóson de Higgs foi predito inicialmente em 1964 pelo físico britânico Peter Higgs, trabalhando as ideias de Philip Anderson. Entretanto, desde então não houve condições tecnológicas de buscar a possível existência do bóson até o funcionamento do Grande Colisor de Hádrons (LHC) em meados de 2008. A faixa energética de procura do bóson foi se estreitando e, em dezembro de 2011, limites energéticos se encontram entre as faixas de 116-130 GeV, segundo a equipe ATLAS, e entre 115 e 127 GeV de acordo com o CMS. Em 4 de julho de 2012, anunciou-se que uma partícula desconhecida e com massa entre 125 e 127 GeV/c2 foi detectada; físicos suspeitaram na época que se tratava do bóson de Higgs. Em março de 2013, provou-se que a partícula se comportava, interagia e decaía de acordo com as várias formas preditas pelo Modelo Padrão, além de provisoriamente provar-se que ela possuía paridade positiva e spin nulo, dois atributos fundamentais de um bóson de Higgs, indicando fortemente a existência da partícula.
Modelo esperado da produção de bósons de Higgs na colisão de dois protons. teoricamente surgida logo após ao Big Bang de escala maciça hipotética predita para validar o modelo padrão atual de partículas.

        No modelo padrão, o campo de Higgs consiste em dois campos carregados neutros e dois componentes, um do ponto zero e os campos componentes carregados são os bósons de Goldstone. Transformam os componentes longitudinais do terceiro-polarizador dos bósons maciços de W e de Z. O quantum do componente neutro restante corresponde ao bóson maciço de Higgs. Como o campo de Higgs é um campo escalar, o bóson de Higgs tem a rotação zero. Isto significa que esta partícula não tem nenhum momentum angular intrínseco e que uma coleção de bósons de Higgs satisfaz as estatísticas de Bose-Einstein.


                                               particle fever 

    É um documentário estadunidense de ciência,seu proposito é divulgar a ciência ao publico em geral,O filme foi rodado ao longo de um período de sete anos. Foi dirigido por Mark Levinson.O filme recebeu elogios da crítica, com os comentadores elogiando o filme para fazer argumentos teóricos parecem compreensível, para fazer experiências científicas parecem emocionante, para fazer os físicos de partículas parecerem humanos, e para promover a física ao alcance .Realmente,esse documentário é  incrível,os ângulos da câmera,a narrativa, são formidáveis;contudo o filme não é dublado,então para aqueles com dificuldades com a língua inglesa será um pouco desconfortável. 





Glossário 
eV eletron-volt 
TeV (teraelétrons-volt ou trilhões de elétrons-volt)

Múltiplos do Elétron-Volt

  • keV (quilo eV): mil elétrons-volt =  elétrons-volt.
  • MeV (mega eV): 1 milhão de elétrons-volt =  elétrons-volt.
  • GeV (giga eV): 1 bilhão (mil milhões) de elétrons-volt =  elétrons-volt.
  • TeV (tera eV): 1 trilhão (mil bilhões) de elétrons-volt = 1012 elétrons-volt.




Nenhum comentário:

Postar um comentário